sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Mantendo o foco em Jesus



Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,
tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. 
Hebreus 12:1-2


Técnicas de fotografia mostram que é possível ter vários objetos no campo de visão e poder focalizar em um objeto específico mesmo que os outros permaneçam ao redor.
Como vivemos em uma época onde tudo ao nosso redor urge por nossa atenção, temos que aprender como ter Jesus como nosso alvo principal, fixando os olhos Nele sem permitir distrações. Veremos porque temos tanta dificuldade em olhar fixamente para Jesus.
-Segundo uma matéria da Super Interessante
As ferramentas de entretenimento, conectividade e socialização criadas hoje estão cada vez mais interessantes e atrativas. Elas estão se tornando cada vez mais necessárias e fundamentais para o nosso dia-a-dia. Mas, também, estão roubando nosso tempo e exercendo um grande poder de distração.
A verdade é que todos os links na internet são muito mais interessantes do que o nosso trabalho, estudo, leitura da Bíblia, oração, etc.

De acordo com estudos recentes, manter o foco, se concentrar, é uma atividade que envolve várias áreas do cérebro e depende de um processo de escolha do que é importante.

Como tudo ao nosso redor serve para nos distrair, diante de algo interessante nosso cérebro elege o que é importante e ignora todos os outros estímulos ao redor.

Quando a área do nosso cérebro, responsável pela tomada de decisões, faz esta eleição, todos os nossos sentidos são direcionados a se envolver com o foco da nossa atenção.

POR QUE É TÃO DIFÍCIL SE CONCENTRAR?


A verdade é que, o que nos fascina é mais interessante do que aquilo que é importante para nós. Isto porque, o que nos fascina traz recompensas imediatas e o que é importante traz recompensas a longo prazo.

Nossa tendência é buscar o que nos dá prazer imediato e isto é o que o mundo mais nos oferece. Prazer imediato, porém, temporário. Todo esforço e sacrifício que nos propõe, é para termos conquistas agora sem maiores compromissos.
O que é importante nos remete a investir no que dos traz prazer ao longo do tempo, no que é eterno.
Investir no prazer imediato sacrifica o que é eterno e investir no que é eterno, sacrifica o que é imediato.
Ao investir no eterno, como fica nosso dia-a-dia?
Marcos 10:17-31 NVI
Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção e se pôs de joelhos diante dele e lhe perguntou: “Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna?” Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus. Você conhece os mandamentos: ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe’”. E ele declarou: “Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência”. Jesus olhou para ele e o amou. “Falta-lhe uma coisa”, disse ele. “Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me.” Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!” Os discípulos ficaram admirados com essas palavras. Mas Jesus repetiu: “Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: “Neste caso, quem pode ser salvo?” Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus”. Então Pedro começou a dizer-lhe: “Nós deixamos tudo para seguir-te”. Respondeu Jesus: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna. Contudo, muitos primeiros serão últimos, e os últimos serão primeiros”.


Neste texto vemos a garantia que Jesus nos dá ao priorizarmos o eterno. Nosso presente será assistido por Ele.
Como manter os olhos em Jesus sem se distrair.
Temos que cuidar da mente
1. Meditar nas Escrituras. Temos que valorizar a Palavra de Deus como instrumento de edificação, de equilíbrio e de preservação da visão no que é importante.
2. Desprender-se do pecado, de todo pensamento de distração, e, buscar incessantemente a santidade e a pureza. Encher-se do Espírito nos ajuda a vencer o pecado.
3. Levar todo pensamento cativo a Deus. Sujeitar os pensamentos aos ajustes e adequações de Deus.
4. Buscar ter a mente de Cristo
Focar em Jesus é uma atividade que precisa ser desenvolvida. É uma decisão que precisa ser tomada e só pode ser executada através de uma vida que valoriza e se submete ao Espírito Santo de Deus.
Que nossa escolha seja por uma vida que tem Jesus Cristo como foco principal, não importa em qual plano Ele esteja.


Jefferson Luiz Ilário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NADA DE PALAVRÕES E OFENSAS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...